quarta-feira, 21 de junho de 2017

A CADEIA DE UNIÃO


Por Renato Cardoso

A “cadeia de união” é uma tradição que se encontra ao mesmo tempo no meio místico e maçônico. Ela consiste em formar uma cadeia, dando-se mutuamente as mãos. Ela também aproxima afetivamente todos os corações, ao mesmo tempo em que reanima nas consciências o sentimento de solidariedade que nos une e a interdependência que nos liga.
Nos nossos trabalho de cura, não há dúvida de que quem participa conscientemente, da cadeia ritual, sente seus efeitos reconfortantes.
Ela parece preparar de modo eficaz um ambiente propício para fazer do encerramento dos trabalhos algo mais do que uma simples formalidade.
Marius Lepage uma maçom que viveu na França no inicio do século passado, expôs de forma impecável os princípios essências que fazem da cadeia de união algo mais do que um simples gesto sem importância. Diz ele:
“Os ritos entre outras funções essenciais, unem o visível ao invisível. Eles constituem um elo fluídico que une o corpo maçônico, constituído pelo espírito maçônico ou místico que se desprende dos Templos materiais.
“O princípio da cadeia de união deve ser provavelmente procurado na teoria do ponto ou sinal de apoio”. Toda vontade que quer se manifestar, tem necessidade de um intermediário, que seja, ao mesmo tempo, uma sólida base de partida.”
O segredo da Cadeia Mágica de União, escreve Stanislas de Guaita, resume-se num aforismo cujos termos são os seguintes: Criar um ponto fixo onde se possa tomar apoio; estabelecer aí um cadeia psicodinâmica; e, desse ponto, escolhido como centro, fazer brilhar através do mundo a luz astral, fortalecida por uma vontade nitidamente definida e formulada.
Ao mesmo tempo criadora e receptiva, a cadeia de união representa junto ao estudante martinista o duplo papel de escudo protetor e de aparelho receptor de influências benéficas.
Toda coletividade, toda associação tem o seu correspondente nos mundos invisíveis. O espírito de um grupo como o nosso é um ser vivo muito poderoso.
A cadeia de união é um símbolo formado por múltiplos anéis interligados entre si, sem princípio nem fim, que evidencia a união perfeita daqueles que aceitam unir-se por laços fraternos. Assim é uma cadeia de união, uma interligação entre pessoas que formam um corrente dentro do Templo, entrelaçando-se braços, unindo-se corpos e mentes numa demonstração e confirmação de bons propósitos teóricos e práticos.
A Cadeia de união que formamos dentro de um Templo simboliza a união fraterna em prol de um bem maior que é  o reestabelecimento da saúde dos peticionários.
Nos reportando ao passado, concluiremos que no princípio, na origem da Cadeia de União, ela estava presente na vida do homem primitivo, que sentado em forma de círculo aproveitava o calor da fogueira, organizava sua vida social próximo a outros especialmente a noite, obtendo dos mais velhos, o conselho certo e a troca de experiências de vida daqueles que detinham autoridade.
Em relação aos Astros, podemos verificar que eles se movimentam em círculos e em cadeias. O Sistema Solar, a rotação dos planetas, e a própria Terra, obedecem  Leis Simples e claras movimentando-se em círculos movimentando energias e harmonizando tudo em torno no interior de si.
Para Eliphas Levi, a Cadeia de União é o grande agente magnético que denominamos Luz Astral e que outros chamam de Alma da Terra, ele, o agente é a chave de todos os mistérios, os segredos de todos os poderes. E quem souber se apoderar desse agente, será depositário do próprio poder de Deus porque todo o poder oculto está aí.
O domínio desse agente se da por duas formas sequenciadas, concentração e projeção. Isso me faz lembrar mais uma vez dos nossos rituais de cura, onde sentados em círculo ou em pé com as mãos entrelaçadas concentramos nossas energias para em seguida emana-la aos peticionários.

Fazer uma cadeia de união mágica é estabelecer uma cadeia magnética que se torna mais forte dependendo das nossas intenções. Por isso devemos realizar os nossos rituais de cura com o máximo de concentração nos nossos objetivos, que no caso são os nomes da lista mensal. É sabido que práticas firmes produzem uma corrente magnética poderosa. Uma cadeia bem formada é como um turbilhão que arrasta e absorve tudo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...